O patchwork na moda
- Sylvia Dreher
- 25 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
O patchwork fashion começou a partir dos anos 1960, com os hippies. A forma como se vestiam se tornou inspiração para os designers da época, e a combinação de tecidos também passou a ser encarada, pouco a pouco, como um truque de estilo. Nos anos 1970, artistas como a atriz Linda Evans, o cantor Tony Orlando e os integrantes da banda The Jacksons 5 passaram a usar peças com patchwork. Editores de moda também começaram a inseri-lo nas suas produções.


Porém, foi apenas nos anos 1990 que a técnica ganhou força nas passarelas. Vivienne Westwood, John Galliano e Versace foram alguns dos nomes que levaram a combinação de retalhos para os desfiles de ready-to-wear e também de alta-costura. As roupas brincavam com cores, texturas e até mesmo com a costura escancarada para fora, deixando claro que aquela não era uma peça com estampas geométricas, mas, sim, uma junção de tecidos diversos.

De lá para cá, o patchwork se estabeleceu como uma proposta arrojada dentro do universo da moda e, volta e meia, dá o ar da graça em alguma coleção. Maison
Margiela, Calvin Klein e Loewe são algumas das grifes que entregaram looks marcantes com essa característica nos últimos anos. Vale destacar o trabalho da Koché, que reune diversas camisas de futebol para transformá-las em peças inusitadas, como vestidos de festa.
Hozzászólások